quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Camarada do Papai! - Pelo livre acesso às fraldas sujas dos nossos bebês!


Quando escrevi pela primeira vez falando sobre a licença paternidade, minha querida amiga Xixa me deu uma sacodida legal. Ela esfregou na minha cara toda a minha passividade e conformismo com tudo o que é estabelecido. Sim, sou assim, costumo reclamar sem fazer nada de mais concreto para que o que me incomoda mude, apenas reclamo.
Eis que, desde então, quando penso em algo que me incomoda, penso: “O que a Xixa faria?”, e busco um modo concreto de contribuir para que as coisas mudem de uma maneira positiva.

Dia destes postei no Facebook uma charge que escancarava o despreparo da maior parte dos estabelecimentos comerciais para receberem os Novos Pais. Embora alguns deles possuam o fraldário separado dos banheiros, na maior parte dos estabelecimentos o fraldário fica no banheiro feminino, o que impossibilita muitos pais de cuidarem dos seus filhos adequadamente.
E quando a mãe estiver comendo e o bebê precisar ser trocado?

E se o pai for sozinho com o seu filho ao Shopping e precisar trocá-lo?
E se for um casal gay, dois homens que adotaram uma criança, como farão?

Queremos participar mais, para tanto, temos que ajustar o mundo para que ele nos comporte. Nós, pais ativos, temos que reformar determinadas coisas no mundo para que possamos exercer plenamente nosso novo modelo de paternidade. Seja através de ideias ou ações simples e práticas como esta, exigirmos também o livre acesso aos fraldários do mundo!
Legal, discurso lindo, mas e de prático, o que será feito?

A partir deste final de semana eu, a Pri e a Clara iremos a alguns Shoppings, Supermercados e afins, da grande Florianópolis, e averiguaremos in loco quais estabelecimentos estão adequados à participação dos pais nesta que é uma tarefa simples, mas imprescindível. Fotografaremos todos, e colocarei aqui no blogue os que estão preparados para receberem os novos e participativos pais, e também aqueles que ainda não se adequaram a esta realidade.
A todos aqueles que não possuírem um fraldário acessível aos pais, enviarei um e-mail informando da limitação, solicitando alterações e, tão logo me respondam, publicarei também as suas respectivas respostas.

A todos aqueles que estiverem adequados e acessíveis aos pais, darei a maior honraria que a liga dos Novos Pais pode conceder à estabelecimentos comerciais, o selo: “Camarada do Papai!”
E aí, Xixa, tô melhorando?

Um comentário:

camiseta disse...

ola! Vim fazer uma visita e dizer que seu espaço esta muito lindo!
Parabéns,forte abaraço... de camiseta